quinta-feira, 8 de abril de 2010

Era uma vez na ciência...pt I

OBS - Esta história é um modo de explicar como eu enxergo a ciência em tempos atuais. Como tenho predominância do uso do hemisfério direito, vou misturar algumas coisas como as religiões, os deuses e as convicções alheias...Ok?

Bom, era uma vez um bando de pessoas que cansaram de passar frio. Descobriram o fogo, isso há mais ou menos um milhão de anos eu acho. Sim, nossos ancestrais cansaram de congelar ao relento e comer carne crua. Ninguém aguentava mais. Com isso, observaram empiricamente que com a manipulação do fogo, outros animais se sentiam acuados, desta forma descobriram mais uma utilidade para aquela luz laranja-amarelada que se botasse a mão perto queimava.

Acho que isso é o que a ciência mais ou menos explica sobre a origem do Homo Sapiens alguma coisa. Mais ou menos nessa época, eles cansaram de carregar as coisas nas costas, inclusive mulheres e crianças e adivinha? Não, não criaram o carro muito menos o motor oito cilindros, mas algo próximo, a roda. Com a roda perceberam que era possível carregar objetos e diminuir a quantidade de força exercida.

Então descobriram as plantas, começaram a morar em um lugar só, todo o lance da pedra polida e bla bla bla, mas algumas coisas eles não obtinham explicação. Deste modo aquilo que não conseguiam explicar, davam motivos a vontades divinas. Creio que o lance de sacerdócio, lideres espirituais beiravam essa época, a diferença é que não existiam o dinheiro em papel, mas sim as imposições e as crenças na base do medo e do castigo que por sinal, perduram até hoje....

E o tempo foi passando e a cambada começou a usar melhor seus cérebros e descobriram que era muito mais seguro morar próximos do que distanciados. Então entra em cena Uruk(cidade mais antiga de acordo com historiadores), atual Iraque em tempos atuais. Bom, e o resto que pesquise em livros de história oras....

E a como eles ainda apesar de mais inteligentes, não obtinham ainda respostas para determinados fenômenos que hoje, até uma criança sabe explicar. Então eles colocavam a respostas nos deuses. Por exemplo, se chovia era por que deus fulano de tal queria que chovesse. Se desse sol, deus ciclano de tal estava feliz e assim por diante.

Mas dentre essa corja toda, alguns se sobressaíam, sim os filósofos. É, eles não engoliam muito bem esse papo de deuses disso e deuses daquilo, e foram filosofando a respeito das idéias e chegaram a conclusões usadas até hoje.

Enquanto isso os sacerdotes ou os doutores das leis divinas impunham suas convicções e iam pra galera.... Com isso o sacríficio de pessoas era como churrascos realizados em finais de semana nos dias de hoje.

E o lugar foi ficando pequeno e alguns milhares de cidadãos tiveram que tomar seus rumos e colonizarem outros lugares. Até por que quando existe um aglomerado de gente em um lugar pequeno sempre dá problemas....

Mas as crenças nos deuses exigentes e castigantes continuava. Com alguma diferença aqui, outra lá, mas a base era a mesma coisa. E do outro lado os filósofos e suas filosofias. E ainda ensinam nas escolas que a ciência se separou da religião no tempos de Descartes...tsc tsc tsc

Nenhum comentário:

Postar um comentário