quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

João e Maria no séc. XXI

Todos já estão carecas de saber a história do João e da Maria do século passado ou retrasado, de toda aquela história de que os dois vinham de uma família pobre e blá blá, que se perderam na floresta, que colocaram migalhas de pão para não se perder e os passarinhos comeram, aí encontraram um bruxa que tinha uma casa toda feita com doces e guloseimas e coisa e tal. Aí descobriram que a bruxa queria engordar-los para poder comer e então eles traçaram um plano mirabolante e viveram felizes para sempre...

Deixa agora eu tecer meus comentários a respeito desta história...

Primeiro, quem são os pais estúpidos que permitem que os filhos se percam em uma floresta escura? As más línguas diziam até que esta floresta era mal-assombrada e coisa e tal...Que tipo de pai e mãe são esses? Por mais que sejam pobres e a maré estava baixa, o negócio seria afundar todo mundo junto. Mas não foi isso que aconteceu. Não sei se foi lendo esta história ou se eu mesmo inventei, penso que os pais mandaram as crianças a procura de comida, já que o coroa era um tremendo de um imprestável. A mãe então coitada, ficava deitada o dia todo dizendo que tinha um reumatismo sei lá por onde... E sobrou para as crianças...

Segundo, onde se encontra o Estatuto da Criança e do Adolescente quando se precisa? Conselho tutelar nem pensar? Depois é o Brasil que é país desenvolvido? Ah os europeus são o exemplo da perfeição com o maldito chá das cinco, ou das seis, ou sei lá que hora seja...
Agora vamos filosofar a respeito da parte do pão e do passarinho. Isso para mim ficou mal explicado. Sabem o que eu penso? Que os pães os jovens acabaram comendo e colocaram desculpa ou inventaram nesse tal de passarinho comilão. É, vai dizer que não faz sentido, as crianças ficaram não sei quanto tempo na floresta, depois disso elas teriam que se alimentar, comer o quê? Grama? Capim? Tronco de árvore? Não um pão é bem vindo... Quebramos novamente a coerência desta história...
E a respeito da bruxa que tinha uma casa feita de doces? Qual bruxa que gosta de doces? Só se for uma bruxa diabética que não tem o que fazer. Pô, já que ela tem uma casa de doces, por que iria querer comer as crianças? Não sei, não faz sentido. Eu poderia passar um tempão comendo chocolate tendo espinhas e engordando feito um porco. Mas peraí, onde a bruxa iria morar se tivesse comido a sua própria casa? Ué ela poderia virar uma pedinte, hoje em dia isso está em moda. Não me refiro apenas aos mendigos, mas se você precisar de alguma coisa, terá que prestar um pequeno favorzinho...

Finalizando, como duas crianças conseguiram dar um boxe em uma bruxa? Chamaram o lenhador? Ih nem lembro, mas e o estatuto do idoso? Não fez nada? Bom se o ECA e o conselho tutelar não fizeram imagina o que sobra para os velhinhos. Mas mesmo assim, a bruxa ainda é bruxa, tem magia e poder, poderia transformá-los em sapos, codornas, roedores, enfim...Será mesmo que ela era bruxa? Tenho minhas dúvidas...
Quer saber, acho que essa história foi escrita por um mendigo que toca violão e canta “stand by me” nas ruas de Nova York, afinal de contas muito de lá é fajuto mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário