sábado, 3 de outubro de 2009

Em algumas coisas somos atrasados...

É, eu acho sim, por exemplo a respeito da alimentação. Mais precisamente sobre a carne. Não acho moralmente certo ter que matar outros seres e se alimentar deles, como por exemplo o gado. Há quem diga que não come carne, apenas frango ou peixe. (tô imaginando a cena, peixes e aves clorofilados realizando a fotossíntese...). Infelizmente não sou tão evoluído quanto achava que era, afinal de contas também como carne, não sou hipócrita. Mas pior é bom a marvada neh?Mas fiz um pacto comigo mesmo de até o final dessa minha existência parar de comer carne e explorar outros tipos de alimentação.

Você pode se perguntar "Mas de quê adianta, vai precisar se alimentar, sendo vegetariano vai causar a destruição em massa de milhares de grãos, de plantas, de vegetais, vai continuar a matança do mesmo jeito..." Mas se tratando de evolução, os animais são mais evoluídos em relação a plantas. Alguns até possuem o córtex cerebral pré desenvolvido possibilitando a construção de sentimentos. Decididamente um dia irei parar de comer carne, tomara que consiga cumprir isso....tomara.

Estudos indicam que grande parte das florestas da Amazônia é destruída devido a pecuária e não apenas ao desmatamento. Sim, afinal de contas os bois e as vacas precisam de um lugar temporário para viver e depois ir para o abate, e um dos lugares escolhidos é a Amazônia, entre outros. Sem falar que os excrementos deles liberam um gás chamado metano que é quatro vezes mais nocivo que o dióxido de carbono. Então pode se concluir que os cocôs desses animalzinhos contribuem significativamente para a destruição da camada de ozônio.

A demanda de água necessária para a criação desses animais é muito grande. Não saberia informar a quantidade exata, mas vão litros e litros do líquido precioso. Anteriormente havia falado em aspectos morais sobre a alimentação carnívora. Já ouviu falar da carne de vitelo? Sabe de onde vem? É um bezerro que é criado longe da mãe que fica amarrado em uma espécie de solitária. É amarrado para que não desenvolva sua musculatura e que sua carne permaneça macia.

Sabia que realizaram estudos em relação ao boi\vaca prestes a ser abatido e constataram grande produção de hormônios do estresse como cortisol e adrenalina. Constataram também uma constrição das pupilas, o que indica que o animal entra em estresse nesse período, então deduzimos que ele em sua capacidade de processar as coisas sabe que vai morrer ou está em perigo. Há quem diga que os animais não sintam nada. Médicos falavam no passado que seres humanos recém nascidos também não sentiam dor. É pesquise na neonatologia sobre o assunto...

Apenas 10% do mundo consome carne. E esses consumidores são pessoas que possuem acesso a outros alimentos não exclusivamente a carne. Em alguns paises pobres como na Africa comer carne é o manjar dos deuses. O Brasil é um grande exportador dela, mas o seu preço não paga a utilização e desmatamento do nosso meio ambiente. Também não paga a produção de metano que é eliminado. Enxergamos as empresas alimentícias com símbolos bonitinhos de franguinhos, de vaquinhas, de porquinhos, mas a realidade não é bem essa. Os animais sofrem e muito.

Para concluir, não quero me tornar um ativista político, não quero ser um futuro vegetariano com a visão estreita como a do cavalo na carroça. Apenas repasso o que aprendi em documentários para que outros também saibam. Não sabemos o verdadeiro trajeto da carne desde o pasto até a carne fresca de cada dia. Também não podemos parar com um hábito que perdura por milênios, mas isso não quer dizer que não possamos diminuir a quantidade de sua ingesta. Tenho certeza de que muito não irão concordar com esse texto e até acho interessante saber que as pessoas pensam diferente. Mas tudo o que é diferente em alguma outra ocasião chega em um determinado consenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário