sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O propósito da vida, parte I

E aí caramba, qual é o propósito da vida? Por quê que a gente existe neste planeta? Para onde vamos depois? Se tiver o depois?De onde viemos? Se viemos? Por quê que alguns nascem sadios e outros doentes? Por quê hein? Por quê que alguns se dão bem na vida e outros não?Responde aí o malandrão, ou malandrona? Por que que a gente morre e não volta para contar como é do outro lado? Se tiver o outro lado? Por que existe gente bonita, outras nem tanto e outras muito, mas muito feias? Por quê? Por que estudamos? Para ser alguém na vida? Por quê? Para ter sucesso, grana, reconhecimento? E depois? E todos que estudam e se dão "bem" na vida tem tudo isso? Por que? Por quê não tem? Por quê na minha ignorante mente tenho tantas dúvidas?

É, não sei, ou desconheço a resposta, tantas perguntas e poucas respostas. Se é que podemos chamar de respostas nossas meras idéias em relação a existência. Em nossas ciência, temos apenas hipóteses de como as coisas funcionam. Algumas hipóteses até parecem ser bem convicentes e de certa forma explicam bem, mas outras nem tanto.

Estamos sempre a favor do uso de suposições. Não temos certeza de nada. Por exemplo, sobre as religiões, elas te explicam, talvez até te ensinem como o tal do "mundo espiritual" funciona, mas até agora nada foi comprovado. Quer dizer, eu comprovei algo que uns filósofos há tempos atrás constataram: De que algumas pessoas usam as religiões para impor suas convicções em outras mentes...

Podemos pensar: " Puxa,por quê que eu me ferro? ou por quê as coisas não saem do jeito que quero?" Podemos botar desculpa no tal do karma e nas energias tipo sorte ou azar. Mas dae penso, será que eu mesmo não criei a realidade em que vivo? Será que os meus problemas não são frutos de minhas atividades mentais? É, pode ser, é um caso a ser pensado, talvez faça sentido, ou talvez não...

De certa forma, cada um tem a sua resposta, ou a sua suposição para as perguntas feitas lá a cima. Não concordo quando dizem " Ah quanto mais se sabe, mas se sabe de nada" então perae, por quê a gente adquire conhecimento? Para não usar depois? Penso que quanto mais sabemos de algo, mais percebemos que temos muitas coisas a aprender, não que isso significa que o que aprendemos é inútil ou em vão.

Talvez essas questões façam parte do meu propósito de vida, que não necessariamente tenha que ser o seu....

Nenhum comentário:

Postar um comentário