quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Envelhecendo...

Vivemos em uma sociedade onde buscamos o prazer instantâneo. Procuramos afastar todo e qualquer tipo de dor. O que não é errado, é claro, mas tudo é necessário um equilíbrio. E se tratando do materialismo, muitos não possuem este equilíbrio. O materialismo vai além do próprio material, em sentidos financeiros. Parece óbvio não? Mas calma! calma! Já vou explicar!
Estamos ligados ao estereótipo de corpo perfeito,magro, jovem, bonito. Estas caracteristícas estão relacionadas ao ser humano saudável. Mas será que todos que possuem essas "qualidades" são saudáveis em seus interiores?

Deduzo então que muitos que tem estes atributos não são saudáveis por dentro. Pois se fossem, o ocidente não teria tanto medo do envelhecimento. Temos medo de ficarmos velho, enrugados como sapos, mas fazer o quê? Toxina botulínica em pequena quantidade?? Outras terapias? Cremes que prometem resultados espetaculares?
Momentaneamente até que podem ajudar, mas não resolvem o problema como um todo. Procuramos então um procedimento mais invasivo, a cirurgia plástica. Interessante, cirurgia plástica tem alcançado resultados excelentes. Tem trazido auto estima à aquelas que não a tinham. Mas acho que antes deveríamos fazer uma plástica em nosso cérebro.

Deveríamos enxergar a realidade como ela é e não como aparece na mídia. Se dependesse dela, seríamos felizes para sempre até que a morte nos separasse, mas infelizmente não somos. Sofremos, sentimos dor. Todos sentem ela um dia, sem excessões. Até Jesus sofreu um dia, mas ele soube como lidar com suas angústias...

Estes tempos, fiz uma analogia entre o corpo e uma calça jeans. Sempre temos uma calça que nos é favorita que gostamos mais, sempre é assim. Mas por mais que gostamos dela, um dia ela vai desbotar e um dia vai ficar inutilizável. O mesmo acontece com nosso corpo com o passar dos tempos. Triste? Melancólico? Nostálgico? Bem vindo a realidade, nem tudo é um conto de fadas, pode se acostumar com esse fato ou então sofrerá demais com a vida lá fora. Ou a vida aí dentro, dentro de seu coração, dentro de sua alma.

No oriente as pessoas de idade, são respeitadas em virtude de sua bagagem de vida, o que nós aqui do ocidente chamamos de experiência. Isso é algo que está sendo esquecido em nossa sociedade. Deve ser por isso que exista tanto descaso com os idosos em nosso país. O descaso é tanto que foi necessário criar o "Estatuto do Idoso" como se isso fosse necessário. Mas em nossa sociedade é necessário, infelizmente. Por sinal este estatuto é muito bonito na escrita, na teoria, assim como todas as outras leis e projetos. Mas existe um grande vão entre a teoria e a prática...

Envelhecer é muito mais do que ver o próprio corpo enferrujar. É mais do que isso, é ter a oportunidade de nascer e crescer. Crescer perante a vida e perante nós mesmos. Percebemos que ao longo do tempo mudamos constantes vezes nossas opiniões e vemos que certas verdades nem eram tão certas assim. Envelhecer é chegar perto do final de um caminho que nos leva a algum lugar, mesmo que não saibamos para onde. É manter se em movimento mesmo que estejamos parado devido a artrite, artroses e outras oses...

É, estes tempos pensei sobre a velhice...

Um comentário: